top of page

Comunidade

Visualize grupos e posts abaixo.


Este post é de um grupo sugerido

Henrido
Henrido

Existe direito sem Estado?

Post baseado neste meu vídeo resposta.


A discussão sobre a possibilidade de sistemas jurídicos existirem sem um Estado não deveria ser polêmica em 2025, mas aparentemente ainda é para aqueles estudantes de direito que tomaram Kelsen como se fosse um dogma religioso. A confusão é sempre a mesma: tomar uma teoria descritiva e normativa sobre como o Direito deveria ser estruturado e transformá-la em uma verdade metafísica sobre a natureza do Direito.


A partir daí, vira inevitável o erro: “se Kelsen definiu direito como norma estatal, então todo direito exige o Estado”. Esse é o tipo de raciocínio circular que parece sofisticado, mas que, na prática, é apenar o resultado de causalidade formalizada de uma correlação.


O objetivo aqui é mais simples: mostrar, com base empírica e teórica, por que o Direito não depende do Estado e por que a linha kelseniana, tomada de modo absoluto, é incapaz de explicar a…


27 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

Henrido
Henrido

Mises: Filosofia Kantiana ou Realismo Aristotélico?

A interpretação de Ludwig von Mises como um kantiano ortodoxo tornou-se comum entre leitores iniciantes da Escola Austríaca. Muitos, ao depararem-se com a estrutura lógica e dedutiva da praxeologia, concluem apressadamente que ela seria uma aplicação direta da filosofia crítica de Kant à economia. Essa leitura, embora compreensível à primeira vista, é profundamente equivocada.


É evidente que há pontos de contato entre as categorias da praxeologia e a noção kantiana de juízos sintéticos a priori. O próprio Mises reconhece que as proposições da ciência econômica são a priori e independem da experiência empírica. Contudo, interpretar isso como uma “pretensão epistemológica de fundamentar a praxeologia na filosofia de Kant” é ignorar o horizonte intelectual no qual Mises foi formado - e, sobretudo, o objetivo real de sua investigação epistemológica.


Hans-Hermann Hoppe já observou que as ideias praxeológicas foram “claramente influenciadas por Kant”, mas alertou que isso não torna Mises “pura e…


26 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

udermy_rightudermy_right
udermy_right

Hayek e Mises

"O problema de pensadores como Hayek e Mises é que eles veem o Estado como algo necessário, seja mínimo ou pequeno, o que leva muitas pessoas a pensar que o próprio Estado, que supostamente protege seus direitos, pode tirá-los a qualquer momento, sem qualquer justificativa, por ser considerado legítimo"


Foi uma resposta sobre por que minarquistas não são considerados libertários.


E eu queria saber o contexto dessa notícia

14 visualizações
Henrido
Henrido
17 de out. de 2025

Parece surgir desta carta¹, que é diferente do que exposto no jornal.


[1] https://www.margaretthatcher.org/document/117186

Este post é de um grupo sugerido

Henrido YT
28 de junho de 2025 · adicionou uma imagem de capa do grupo.
21 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

Bem-vindo ao grupo! Você pode se conectar com outros membros, receber atualizações e compartilhar fotos.

16 visualizações
bottom of page